O Partido

A história do Progressistas começa com o Partido Democrático Social (PDS), fundado no dia 31 de janeiro de 1980, após o advento da Lei nº 6.767, de 20/12/1979 (Lei Orgânica dos Partidos Políticos), e o início da abertura política no Brasil, durante o governo militar (1964/1985). Encerrando, assim, o bipartidarismo entre a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

No Piauí, o partido tornou-se amplamente majoritário com quase a totalidade dos prefeitos municipais, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, dois senadores e o governador do estado (Lucídio Portella Nunes). Exercendo a presidência da sigla, a época, o ex-deputado estadual, Sebastião Leal, já falecido.

Nas eleições gerais de 1986, o PDS elegeu 06 deputados estaduais (Marcelo Coelho, Aldemar Pereira, Gerson Mourão, Adolfo Nunes, Guilherme Melo e Newton Macedo), 03 deputados federais (José Luiz Maia, Myrian Portella e Felipe Mendes), além do vice-governador (Lucídio Portella), eleito na chapa com o governador Alberto Silva, pelo PMDB.

Em 1990, Lucídio Portella retorna à presidência do partido, ocupando a direção até o ano de 2004. A partir daí, a presidência foi exercida pelo ex-deputado estadual, Marcelo Coelho, até 2009, sendo sucedido pelo ex-deputado federal o inesquecível Ciro Nogueira Lima.

Em 1993, houve a fusão do PDS com o Partido Democrata Cristão, transformando em Partido Progressista Reformador (PPR). Mais tarde, em 1995, houve mais uma fusão, do PPR com o Partido Progressista (PP), transformando em Partido Progressista Brasileiro (PPB).

A sigla PPB deixou de existir em 2003, sendo alterada para PP (Partido Progressista), que em 2017 passou a ser chamado de Progressistas.

No Piauí, o partido experimentou uma grande expansão sob a presidência Do então deputado estadual Júlio Arcoverde, hoje deputado federal, que assumiu em 2013 com o desafio de levar o partido para todos os cantos do estado. Um grande feito que foi alcançado, graças ao perfil conciliador de Júlio Arcoverde.

Atualmente o Progressistas Piauí é presidido por Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano que alcançou expressiva votação em 2022 quando concorreu a uma vaga no senado. Joel Rodrigues assumiu a presidência do partido em 2023, tendo como prioridade fortalecer ainda mais a presença da sigla na capital e no interior do estado, com destaque para as obras e ações das gestões Progressistas nos municípios, que é onde as pessoas estão.

Nacionalmente, o partido segue comandado pelo senador Ciro Nogueira, que está em seu segundo mandato no Senado Federal, tendo sido Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Sob a presidência de Ciro Nogueira, os Progressistas alcançaram uma grande projeção nacional, com inúmeras vitórias em eleições estaduais e municipais em todas as regiões do Brasil.

Podemos destacar ainda os Movimentos Progressistas, braços do partido com atuação específica nas pautas das mulheres, jovens, negros e população LGBTQIA+. O Movimento Mulheres Progressistas é presidido nacionalmente pela ex-deputada federal Iracema Portella. Os Jovens Progressistas no Piauí estão sob o comando da deputada estadual Bárbara do Firmino e o Afro Progressistas é presidido por Flávia Cunha, a primeira advogada trans do estado.

O Progressistas é um partido moderno, inclusivo e alinhado com os anseios da população e pronto para os desafios que o século XXI nos impõe. Filie-se ao Progressistas, venha fazer parte do partido que cuida das pessoas onde elas estão!

Somos Progressistas!