Júlio Ferraz Arcoverde, natural de Teresina, filho de Dirceu Mendes Arcoverde (governador do Piauí entre 1975 e 1978) e Maria José Ferraz Arcoverde. Casado com Marcela Ferreira de Alencar Arcoverde, Pai de Julio Ferraz Arcoverde Filho, Maria Regina Alencar Arcoverde e de Marcelo Alencar Arcoverde e recentemente tornou-se avô de Júlio Ferraz Arcoverde Neto
Advogado formado pela Universidade Gama Filho ( Rio de Janeiro), atuou também como empresário.
Sua vida pública teve início como diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN), posteriormente foi nomeado à Diretoria de Coordenação das Parcerias Público-Privadas da Secretaria Estadual de Planejamento, também atuou presidente da empresa de Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA) e ocupou a direção do Departamento Nacional de Trânsito ( DENATRAN), com grande destaque para sua atuação em todos estes importantes órgãos.
Como presidente do River Atlético Clube em 2015, demonstrou grande paixão pelo futebol, tanto que atualmente permanece como vice-presidente do Clube tricolor.
Eleito deputado estadual pelo Progressistas em 2014 com 31.055 votos, foi alçado à presidência do diretório estadual da legenda no Piauí e em 2018 foi reeleito com a terceira maior votação com 49.668 votos. Recentemente assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer de Teresina com o desafio de desenvolver a área com a qual tanto se identifica na capital.
Na presidência do Progressistas desde 2013, tem se dedicado ao crescimento da sigla que hoje desponta como a maior do estado, um grande feito que foi alcançado graças a seu perfil conciliador e desenvolvimentista. Para se ter uma idéia, sob o comando de Júlio Arcoverde os Progressistas , que antes tinham presença em 92 diretórios em todo estado, agora estão em 215 cidades e a tendência é continuar conquistando muito mais tanto para os Progressistas quanto para o Piauí.